A Atlassian iniciou na última segunda-feira 05/10/2009 a venda de licenças de 5 de seus principais produtos para desenvolvimento de software e gestão de projetos com licenças para 10 usuários por $ 10 cada. Toda a renda destas licenças vão para o fundo Room to Read, que ajuda a melhorar a edução no melhoria de bibliotecas, escolas entre outros.

O produtos são:

  1. Jira : principal produto para gestão de issues, bugs, tarefas, com controle de workflow, campos e telas customzáveis, assim como esquemas de notificação e segurança. O universo JIRA ainda conta com uma suíte de plugins desenvolvidos pela comunidade e por empresas e que neste novo modelo de licenceamento estão seguindo a Atlassian (veja alguns destes plugins na seção os plugins .. Plugins por $ 10 !
  2. Confluence : sistema de wiki, conhecido como Enterprise Wiki, ou Wiki de Wikis, pois permite que vários espaços possam ser criados e gerenciados independemente. Basicamente permtie a inserção de textos e arquivos e conta sos dezenas de macros e plugins para formatação, inserção de vários tipos de arquivos e visualizações dos mesmos.É amplamente utilizado como o parceiro do JIRA para documentação de tarefas e repositório de documentos relacionados as issues gerenciadas na ferramenta de tracking.
  3. Crowd : sistema que permite o gerenciamentos de usuários de forma única, provendo funcionalidade de Single Sign On para os demais sistemas da Atlassian e também para outros sistemas corporativos que necessitem ser integrados. Já vêm com perfis de configuração das aplicações da Atlassian permitindo uma integração facilitada com os demais softwares da familia.
  4. Bamboo: servidor de integração continua, permite a utilização das principais ferramentas de build utilziadas no desenvolvimento Java, como ant e maven 1 e 2, shell scritps e até ferramentas para linguagens como php.
  5. FishEye: ferramenta para navegação e análise de repositórios de controladores de versão como cvs e subversion, além de outros como git e mercurial.
Integração: Todas as ferramentas permitem a integração entre si, sendo o jira o grande agregador de gadgets de integração e relacionado com suas issues.

Green Hopper - Jira plugin por 10$

Apesar de não ser um software da família, o plugin Green Hopper foi adiquirido pela Atlassian por adicionar ao JIRA capacidades para adminsitrar projetos ágeis utilizando as ferramentas deste processo de desenvolvimento.

Plugins por $10

Seguindo a onda da Atlassina plugins

Plugin O que ele faz por você url
Jira Client Cliente Desktop para o JIRA permitindo a utilizar todo o poder do JIRA off-line. http://almworks.com/jiraclient/starter.html
Gliffy Jira Plugin Permite a criação de edição de diagramas, fluxogramas, uml e outros desenhos diretamente de uma issue do jira. A interface em Flash salva um arquivo fonte e uma imagem como anexo da issue.

http://www.gliffy.com/jira-plugin/

 

Gliffy Jira Plugin Permite as mesmas funcionalidades do plugin para o JIRA no Confluence. http://www.gliffy.com/confluence-plugin/

 

O recente link para este novo modelo de licenceamento é www.atlassian.com/starter/

Comment