....."Submeta seu Plano de Negócio... bla..bla.. para que o nossa equipe possa analisar... blá ..blá... " - retirando de algum edital de incubadora de startups

 

Essas palavras ecoavam em minha cabeça constantemente. E o que mais incomodava era saber que não tinha um!

 

Mas , o que era preciso para ter este Plano de Negócio?

 

Aliás, já virou clichê pois, todo mundo fala em Plano de Negócio mas pouco realmente fazem.

 

Antes as incubadoras, como a Softex, até requeriam que a empresa candidata apresentasse de um plano de negócio ou um preview dele. Depois passaram a trabalhar com um questionário mais modesto com perguntas chave que fazem o candidato a empreendedor de tecnologia ficar com a garganta seca! Isso mesmo, a garganta, pois a boca já estava seca só de entrar na sala e dar de cara com consultores como meu amigo Bacarelli.

 

Felizmente hoje, as incubadoras - pelo menos a Softex - estão utilizando abordagens como a utilização de Modelo de Negócio propiciando uma avaliação mais completa porém sem demandar o tempo para montar um Plano de Negócio.

 

Por quê ?

 

É simples:

Devemos ter um Plano de Negócio quando já temos um negócio!

 

O Modelo de Negócio é utilzado justamente para saber se temos um negócio!

 

Como somos de TI estamos acostumados com o conceito de Modelagem. Modelamos sistemas com Fluxogramas, Diagramas Entidade Relacionamento e UML nos mais diferentes níveis de abstração.

 

Por quê?

Simplesmente por que é mais fácil alterar um Modelo do que quebrar a casa inteira depois de construída? Ou para nós, refazer aquele sistema inteiro novamente !

 

Desta forma com a Modelagem de Negócio podemos criar vários possíveis modelos de negócio e escolher o Modelo mais apropriado.

 

Assim a utilização da Modelagem ajuda as incubadoras na tarefa de - em conjunto com os futuros empreendedores - conhecer e avaliar suas opções de Modelo de Negócio !

 

E como montar este tal Modelo de Negócio ?

 

Eu comecei com o Business Model Canvas de Alex Osterwalder!

 

Em apenas uma página você conseuirá visualizar seu Modelo de Negócio todo!!

 

Veja o Canvas em português que traduzi, colei em várias paredes (em casa, no escritório, na casa da sogra) e disponibilizei no SlideShare :

 

 

Aqui o Canvas na parede!

 

 

Comment