A grade da Trilha de Design Thinking está publicada.  Vejam as palestras selecionadas e sua descrições detalhadas e bem formatadas no tdc/2015/saopaulo/trilha-design-thinking 

Recebemos mais palestras do que temos slots disponíveis.

Muito obrigado à todos que dedicaram aquele tempo de pensar no tema, sintetizar as milhões de idéias e escolher a sua melhor foto para nos enviar! 

Analisamos com carinho cada palestra avaliando o alinhando com proposta da Trilha http://adilsonchicoria.com/blog/1a-trilha-designthinking-tdc

Como é a Primeira Trilha de Design Thinking é também o momento de trazer conteúdo para estabelecermos uma discussão sobre Design Thinking. 

Vocês assistirão o Karuan Bertoluci falar sobre um panorama sobre o Design que retomará labels que foram dados ao design na medida em que a lógica de especialização a ele se aplicou e esquartejou mindset em disciplinas. 

Na sequência o Daniel Risi dá um jump para o contexto de tecnologia e nos provoca a olhar para os usuários de tecnologia como pessoas. Mostrará algumas práticas de pesquisa e desenvolvimento de protótipos usados em alguns projetos de sucesso. 

Ele chama atenção para

“..atender aos anseios e necessidades das pessoas . De forma holística..."


[holística] - está palavra é o curinga dos design talks desde que o Walter Gropius se levantou contra o reducionismo lá para as bandas de Weimar em 192x:)  .  

O pensamento holístico tem sido retomado na medida em que o Design volta para a estratégia. No entanto as vezes parece ter visão geral e se preocupar com vários aspectos da solução de problemas é uma coisa do mundo de fantasias, senão. por quê falar que o sujeito que tem skills em várias disciplinas (eh, tive que usar este conceito também), que faz pesquisa, que conversa com usuários, que cria personas, que conduz uma co-criação, que decide o que prototipar e também prototipa e ainda testa é um Unicórnio? A Livia Amorim e a Simone Beltraem vão falar sobre de como manter consistência entre Startar rápido com um Unicórnio[ Full-Stack Designer(?)] e dos desafios de aumentar o time de designers e manter a consistência e agilidade do desenvolvimento do produto.

Após um pouco de carboidratos do super-lunch do Subway que o TDC oferece a Fernanda Bernado irá nos contar sua história falando sobre Diabetes e como utilizou o mindset do Design para encontrar um um oportunidade para ajudar 22 milhões de brasileiros.

O Mauricio Olimpio abordará uma questão importante para que está no mundo de tecnologia - Não se apaixone por uma tecnologia! Acho que muitos já vimos este filme. Cedo ou tarde. Eu arrisco dizer que ao entrar em contato com Design Thinking algo mudou em sua vida. Quero saber que tecnologia partiu seu coração! A minha tem a ver com uma xícara de café!  Ah! E ele vai falar como usar o Design Thinking na sua carreira.

Que a imersão em Design transforma as pessoas muitas pessoas já perceberam. Design Sprint é isso. Imersão em Design pra transformar e acelerar a inovação dentro de um time-frame. O Claudio Teixeira irá nos apresentar o Design Sprint praticado na Google Ventures para ajudar suas startups aceleradas. 

Na sequência a Luisa Ribeiro vai mostrar que no Brasil também se está usando Design Thinking em aceleradoras. Ela vai falar dos Drives da Gema Ventures  e eu vou falar de como fizemos o último Design Sprint das startups que acabaram de entrar no processo de aceleração.

O Wagner Lúcio vai extrapolar o contexto tech-startups e nos mostrar um pouco de Design Thinking em projetos altamente competitivos envolvendo Service Design e Sistemas Complexos.

Para finalizar as palestras mostrarei como a IBM tem investido mais de 100 milhões dólares criando a IBM Design e investindo na disseminação da cultura de Design rompendo as barreiras entre unidades de negócios, as barreiras hierárquicas e as barreiras geográficas para escalar as práticas e mindset do Design com o IBM Design Thinking framework e o programa de Education & Activation. 

Comment