Hangout OnAir:  Palestre no #TheDevConf Porto Alegre!

Comment

Hangout OnAir: Palestre no #TheDevConf Porto Alegre!

Agora é a hora! 
Saiba como é palestrar no TDC pelos próprios palestrantes e coordenadores e tire suas dúvidas para submeter sua própria palestra!

Neste hangout iremos conectar com palestrantes para saber como é a experiência de "Falar sobre o que te move" em um dos maiores eventos de TI do Brasil.

Sábado, 22 de Agosto, às 14h00

 

Comment

Trilha de Design Thinking no #TheDevConf Porto Alegre 2015

Comment

Trilha de Design Thinking no #TheDevConf Porto Alegre 2015

A Trilha Design Thinking em São Paulo foi um sucesso!

Agora é a vez de Porto Alegre compartilhar suas experiências no #TheDevConf.

Venha compartilhar sua história e ajudar equipes multidisciplinares a desenvolver produtos e serviços que realmente tenham valor para o usuário.

Envie até 24 de Agosto sua proposta de palestra de 50 ou 15 minutos  para a trilha de Design Thinking do The Developer's Conference Porto Alegre 2015. #TheDevConf.

Comment

Tudo pronto para Trilha de Design Thinking #TheDevConf

Comment

Tudo pronto para Trilha de Design Thinking #TheDevConf

A grade da Trilha de Design Thinking está publicada.  Vejam as palestras selecionadas e sua descrições detalhadas e bem formatadas no tdc/2015/saopaulo/trilha-design-thinking 

Recebemos mais palestras do que temos slots disponíveis.

Muito obrigado à todos que dedicaram aquele tempo de pensar no tema, sintetizar as milhões de idéias e escolher a sua melhor foto para nos enviar! 

Analisamos com carinho cada palestra avaliando o alinhando com proposta da Trilha http://adilsonchicoria.com/blog/1a-trilha-designthinking-tdc

Como é a Primeira Trilha de Design Thinking é também o momento de trazer conteúdo para estabelecermos uma discussão sobre Design Thinking. 

Vocês assistirão o Karuan Bertoluci falar sobre um panorama sobre o Design que retomará labels que foram dados ao design na medida em que a lógica de especialização a ele se aplicou e esquartejou mindset em disciplinas. 

Na sequência o Daniel Risi dá um jump para o contexto de tecnologia e nos provoca a olhar para os usuários de tecnologia como pessoas. Mostrará algumas práticas de pesquisa e desenvolvimento de protótipos usados em alguns projetos de sucesso. 

Ele chama atenção para

“..atender aos anseios e necessidades das pessoas . De forma holística..."


[holística] - está palavra é o curinga dos design talks desde que o Walter Gropius se levantou contra o reducionismo lá para as bandas de Weimar em 192x:)  .  

O pensamento holístico tem sido retomado na medida em que o Design volta para a estratégia. No entanto as vezes parece ter visão geral e se preocupar com vários aspectos da solução de problemas é uma coisa do mundo de fantasias, senão. por quê falar que o sujeito que tem skills em várias disciplinas (eh, tive que usar este conceito também), que faz pesquisa, que conversa com usuários, que cria personas, que conduz uma co-criação, que decide o que prototipar e também prototipa e ainda testa é um Unicórnio? A Livia Amorim e a Simone Beltraem vão falar sobre de como manter consistência entre Startar rápido com um Unicórnio[ Full-Stack Designer(?)] e dos desafios de aumentar o time de designers e manter a consistência e agilidade do desenvolvimento do produto.

Após um pouco de carboidratos do super-lunch do Subway que o TDC oferece a Fernanda Bernado irá nos contar sua história falando sobre Diabetes e como utilizou o mindset do Design para encontrar um um oportunidade para ajudar 22 milhões de brasileiros.

O Mauricio Olimpio abordará uma questão importante para que está no mundo de tecnologia - Não se apaixone por uma tecnologia! Acho que muitos já vimos este filme. Cedo ou tarde. Eu arrisco dizer que ao entrar em contato com Design Thinking algo mudou em sua vida. Quero saber que tecnologia partiu seu coração! A minha tem a ver com uma xícara de café!  Ah! E ele vai falar como usar o Design Thinking na sua carreira.

Que a imersão em Design transforma as pessoas muitas pessoas já perceberam. Design Sprint é isso. Imersão em Design pra transformar e acelerar a inovação dentro de um time-frame. O Claudio Teixeira irá nos apresentar o Design Sprint praticado na Google Ventures para ajudar suas startups aceleradas. 

Na sequência a Luisa Ribeiro vai mostrar que no Brasil também se está usando Design Thinking em aceleradoras. Ela vai falar dos Drives da Gema Ventures  e eu vou falar de como fizemos o último Design Sprint das startups que acabaram de entrar no processo de aceleração.

O Wagner Lúcio vai extrapolar o contexto tech-startups e nos mostrar um pouco de Design Thinking em projetos altamente competitivos envolvendo Service Design e Sistemas Complexos.

Para finalizar as palestras mostrarei como a IBM tem investido mais de 100 milhões dólares criando a IBM Design e investindo na disseminação da cultura de Design rompendo as barreiras entre unidades de negócios, as barreiras hierárquicas e as barreiras geográficas para escalar as práticas e mindset do Design com o IBM Design Thinking framework e o programa de Education & Activation. 

Comment

Comment

Living the Marathon from the Start line

Thanks Chicago Citzens and Volunteers! 

Thanks Chicago Citzens and Volunteers! 

When you do a long the in first miles seems that you can fly, you cheer people, say thank you loudly when they say your that your name printed in the front of your shirt: GO ADILSON! You can go from the left to right of the large avenues easily. You are flexible enough to Hive-Five  rows of childs and big guys given you strenght. 

After the half course you drink water and eats carb wishing they will keep your last mile pace. But they don't. From now, mentalization tools are welcome and is hard to listen your name shouted by crowd. You are in doubt if is possible slowdown for a while and get back after some relief.

You don't dare to move to the left or to the right. You avoid jumping even a paper water cup smashed in your path. The runners slowness next to the hydration stations are welcome. 

You know there is a mile to go. 

You feel everything pains in your body and your mind. You think in walking but people around you put you up : "you got it", "keep going", "your looking good" and you keep on! 

You see the finish line but seems to the longest 400 meters of your life. You pack up your body and go for it. 

The sound system say your name. 

You lift your arms and look up the sky and thank you all enitities you may believe and shout: Thank you!


 

Comment