Comment

Escola de Inovação em Serviços - EISE. Por que não Curso, Pós ou ainda MBA ?

Atendo-me à partícula Escola (estamos no começo do ano ainda e muito por vir sobre Design, Inovação e Serviços) ) fiz uma consulta rápida ao dicionário listei as definições para Escola em português.

escola |ó|
s. f.

  1. Estabelecimento de ensino.
  2. Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos.
  3. Os professores.
  4. Os discípulos.
  5. Doutrina, sistema.
  6. Seita.
  7. Aprendizagem, ensino, tirocínio.
  8. Método e estilo de um autor, de um artista.
  9. Processos seguidos pelos grandes mestres.

Reli o manifesto da EISE e me pareceu que a definição acima não alcança o que abstraí. Tornei então à uma definição em inglês http://www.thefreedictionary.com/school:

Correndo a leitura em diagonal parei nesta - dentre várias outras não menos ricas:

a. A group of people, especially philosophers, artists, or writers, whose thought, work, or style demonstrates a common origin or influence or unifying belief: the school of Aristotle; the Venetian school of painters.

Meio cult não!? E ainda cita um pensador(wow!).  Mas o que me deteve nesta definição e me viera à mente foram as percepções que tive em volta da fogueira - o tal do campfire -  do qual participei com os service explorers (isso mesmo, começando com uma auto-exploração com uma Probe  que lhe exigirá momentos de reflexão intensos sobre sua vida - passado, presente e futuro!) da primeira geração da Jornada de Inovação em Serviços no campfire Open School.

Nesta conversa aberta pude sabatinar estas pessoas - ali mesmo, dentro da escola. Queria saber como Designers de Produto, Designers Gráficos, Advogados, Psicólogos, Engenheiros, Jornalistas, Profissionais de Marketing dentre outros profissionais vieram parar ali e por que? Como estavam sendo suas experiências (boas e ruins) e o que viam em seu futuro?

Apesar das origens profissionais distintas o que me pareceu ressoar entre suas experiências pré-EISE foi a sensação de insatisfação. Não a de um matuto que não obteve o que queria, mas aquela que no faz emergir em meio à mediocridade geral instalada. Principalmente aquela que tem começo em nós mesmos e que vemos impregnada nas relações pessoais, de trabalho e de consumo.

Além deste inconformismo esta escola tem a influência de pessoas como o Tennyson Pinheiro e Luis Alt (seus fundadores) os quais há alguns anos encabeçam a crença na mudança pelo design. E ainda, ela arregimenta ou melhor atraí - por sua massa densa e não homogênea - outros service thinkers que atentam contra a estagnação mental de quem lá se propuser a explorar.

Já mesmo durante o campfire nos tornamos exploradores, pois aqui a definição professor e discípulo não se aplica. As trocas começam ali, com sua própria história e experiência se entrelaçando à dos outros em meio aos estalidos de nossas mentes crepitantes.

Foi impossível não aderir a segunda geração da jornada que iniciou-se esta semana.

Após auto-explorar-me por muitos dias refletindo minha vida em  fotos, fatos, desenhos e textos ; explorar a EISE em um vai-e-vem de informações e explorar as mentes dos participantes da primeira jornada; - Cá estou eu! 

eise-key.jpg

Cartão de acesso para a EISE e para um novo mundo!

Pela minha experiência até aqui só posso dizer que está bem diferente dos cursos e MBA que já contatei e visitei por aí.

Como já está sendo uma ano cheio de mudanças novos posts virão sobre minha experiência na Jornada de Inovação em Serviços da Escola de Inovação em Serviços.

Segue um vídeo introdutório com a proposta da EISE pelo seus fundadores.

Comment

Comment

Business Model Canvas and Empathy Map Power Point Templates English/Portuguese Versions

What is this?  Power Point Toolkit to write down your business model using  Business Model Canvas  and the Empathy Map tools.  
  Purpose   
 Who knows the Business Model Canvas(Alex Osterwalder e Yves Pigneur) knows that sketching your ideas using a huge canvas and dozen of post-its is the ideal pratice. However it hard to share and collaborate. Then we can do it with a easy and free from cost way using Power Point templates. 
  How to  It's just : 
 
 Add a slide 
 Choose a  'business model canvas' ,  empathy map  or business model canvas  building block  
 Write down your your ideas with post-it virtual(we already have some with diferent color) and share 
 
 What I mean by BMC Building Block: 
 We have a exclusive template(full page - as a zoom in inside the build block) for each  Business Building block  to : 
 
 read the key questions to facilitate the ideation 
 add details, pictures,etc about each building block idea 
 and show to your audience 
 
   
    Business Model Templates English version 1.3     from   Adilson Chicoria   
 
 
 Permanent link  adilsonchicoria

What is this?
Power Point Toolkit to write down your business model using Business Model Canvas and the Empathy Map tools. 

Purpose 

Who knows the Business Model Canvas(Alex Osterwalder e Yves Pigneur) knows that sketching your ideas using a huge canvas and dozen of post-its is the ideal pratice. However it hard to share and collaborate. Then we can do it with a easy and free from cost way using Power Point templates.

How to
It's just :

  1. Add a slide
  2. Choose a 'business model canvas'empathy map or business model canvas building block
  3. Write down your your ideas with post-it virtual(we already have some with diferent color) and share

What I mean by BMC Building Block:

We have a exclusive template(full page - as a zoom in inside the build block) for each Business Building block to :

  • read the key questions to facilitate the ideation
  • add details, pictures,etc about each building block idea
  • and show to your audience

Permanent link adilsonchicoria

Comment

Comment

Curso com 9 aulas gratuítas sobre "Como construir sua Startup" com Steve Blank @ sgblank

Começa em 14 de setembro o famoso Launch Pad,  curso que o Steve Blank  ministra em Stanford e Berkeley sobre como construir uma Startup. 

Veja este vídeo de 54 segundos e pegue a idéia.

A Inova (Unicamp) está promovendo um grupo de estudos Gratuíto com encontros semanais para discutir cada aula do curso. Começa no dia 21 de Setembro. 

Comment